Trabalhando com tempo decimal no Excel

Sumário

Por que precisamos do tempo decimal?
Conversão de tempo mm:ss para tempo decimal
Conversão de tempo decimal para tempo mm:ss
Excel: Conversão de tempo mm:ss para tempo decimal
Excel: Conversão de tempo decimal para tempo mm:ss
Download de Arquivos

Se você preferir, assista às explicações deste artigo pela vídeo-aula disponibilizada abaixo. Os arquivos usados como exemplo podem ser baixados ao final do artigo.

Por que precisamos do tempo decimal?

Quando fazemos estudos de tempo com cronoanálise, é comum utilizarmos cronômetros que medem o tempo usando minutos e segundos. No entanto, se precisarmos somar esses valores ou calcular médias, teremos que converter as medições de tempo para o formato decimal. Por isso, é muito comum fazermos conversões em ambos os sentidos: de tempo com base em 60 segundos para tempo decimal e vice-versa. Neste artigo vou explicar primeiramente como fazer essas conversões manualmente. Na sequência, vou explicar fórmulas que podem ser usadas para trabalhar com tempo decimal no Excel.

 

Conversão de tempo mm:ss para tempo decimal

O primeiro caso que vamos estudar é quando tempos o tempo no formato mm:ss (minutos e segundos) e queremos convertê-lo para tempo decimal. Considere que fizemos uma medição usando o cronômetro tradicional de 2:37, ou seja, 2 minutos e 37 segundos. A figura abaixo mostra como converter esse valor para minutos decimais.

Conversão para tempo decimal

Sabemos que o tempo 2:37 em tempo decimal será igual a 2 minutos mais uma parte fracionária. Para sabermos qual é essa parte fracionária, basta dividirmos os 37 segundos por 60 segundos. Assim saberemos qual é a proporção que 37 segundos representam em relação a um minuto completo. Em nosso exemplo, essa divisão resulta em 0,6167. Podemos concluir que 2:37 minutos é equivalente a 2,6167 minutos. Se arredondarmos para duas casas decimais, veremos que 2:37 é aproximadamente igual a 2,62 minutos.

Conversão de tempo decimal para tempo mm:ss

Se quisermos fazer a conversão no sentido oposto, o procedimento é muito parecido. Suponha que desejamos converter 4,83 minutos para o tempo no formato mm:ss. A figura abaixo mostra como isso pode ser feito:

Conversão de tempo decimal para base 60 segundos

Precisamos determinar quantos segundos equivalem a 0,83 minutos. Isso é feito multiplicando a parte fracionária por 60 segundos. Em nosso exemplo, essa multiplicação resulta em 49,8 segundos, que arredondando para o segundo mais próximo, torna-se igual a 50. Por isso, podemos dizer que 4,83 minutos é aproximadamente igual a 4:50 (quatro minutos e cinquenta segundos).

Excel: Conversão de tempo mm:ss para tempo decimal

Para mostrar como usar o Excel para converter tempo mm:ss para o formato decimal, o primeiro passo é entrar corretamente com o valor do tempo. Por exemplo, se o tempo cronometrado foi de 6:33, precisamos digitar o Excel o valor 0:6:33. O primeiro zero é essencial, pois corresponde às horas do tempo. Depois que fizer isso, você verá o número formatado como hh:mm:ss.

Tempo Decimal - Exemplo 1

Como em estudos de cronoanálise as medições raramente têm mais que uma hora, pode ser mais interessante colocarmos esse valor no formato mm:ss. Para isso, clique na formatação de número (Atividade 1 na figura abaixo) e na caixa de diálogo escolha a opção Personalizado (2). Em seguida, escolha o formato mm:ss (3) e clique no botão OK (4).

Tempo Decimal - Formatação

Para converter esse tempo em minutos decimais, precisamos usar a seguinte fórmula:

=MINUTO(B3)+SEGUNDO(B3)/60

A função MINUTO extrai somente o minuto do tempo informado, que neste exemplo é 6. A função SEGUNDO extrai exclusivamente o segundo, que neste exemplo é 33. Em seguida, os segundos são divididos por 60, resultando na parte decimal do tempo.

Tempo Decimal - Exemplo 2

Excel: Conversão de tempo decimal para tempo mm:ss

A principal função que vamos usar nesta conversão é a =TEMPO(hora; minuto; segundo). Essa função retorna o valor no formato de tempo correspondente aos valores de hora, minuto e segundo passados como parâmetros. Vamos usar como exemplo a conversão do valor 2,79 minutos, que deve resultar em 2:47.

Tempo Decimal - Exemplo 3

O primeiro passo para fazer a conversão para o formato mm:ss é extrair os minutos. Por se tratar de um valor decimal, isso pode ser feito usando a função ARREDONDAR.PARA.BAIXO. Considerando que o valor no formato decimal está na célula E3, a seguinte fórmula extrai exclusivamente os minutos. Note que o segundo parâmetro igual a 0 (zero) significa que queremos zero casas após a vírgula.

=ARREDONDAR.PARA.BAIXO(E3;0)

Para extrairmos os segundos, o primeiro passo é separar a parte decimal e em seguida multiplica-lo por 60 e arredondar para o segundo mais próximo. Para separar a parte decimal basta subtrair do valor original o valor arredondado para baixo com a seguinte expressão:

=E3-ARREDONDAR.PARA.BAIXO(E3;0)

Agora falta multiplicarmos esse valor por 60 e arredondar para o segundo mais próximo.

=ARRED((E3-ARREDONDAR.PARA.BAIXO(E3;0))*60;0)

Podemos juntar todas essas funções em uma única expressão para converter minutos decimais para o formato mm:ss.

=TEMPO(0;ARREDONDAR.PARA.BAIXO(E3;0);ARRED((E3-ARREDONDAR.PARA.BAIXO(E3;0))*60;0))

Note que usamos 0 (zero) para o parâmetro hora, pois estamos assumindo que em nossos estudos de cronoanálise sempre teremos medições de tempo inferiores a uma hora. A figura a seguir mostra o resultado final de nosso exemplo.

Tempo Decimal - Fórmula

Download de Arquivos

[XLSX] Resolução dos exemplos no Excel

[PDF] Slides usados na vídeo-aula

Siga nosso blog e curta nossa página!

One thought on “Trabalhando com tempo decimal no Excel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *