Excel VBA: Estruturas de Repetição FOR … NEXT

  • Post author:

Estruturas de repetição são muito comuns quando estamos desenvolvendo programas, pois elas permitem que blocos de código sejam repetidos quantas vezes desejarmos, automatizando operações repetitivas. Na linguagem VBA é muito…

Continuar lendo Excel VBA: Estruturas de Repetição FOR … NEXT

Excel VBA: Condicionais IF… THEN… ELSE

  • Post author:

Uma das estruturas mais comuns na Linguagem VBA do Excel são os condicionais, compostos pelos comandos IF ... THEN ... ELSE. Toda lógica de programação envolve testes condicionais para determinar…

Continuar lendo Excel VBA: Condicionais IF… THEN… ELSE

Minitab para Construir o Gráfico X-Barra / R

  • Post author:

Uma forma muito rápida e prática de construir gráficos de controle é usando o software Minitab, que automatiza diversos cálculos que temos visto aqui no blog. Assista o vídeo abaixo…

Continuar lendo Minitab para Construir o Gráfico X-Barra / R

Excel VBA: Primeiros passos em programação VBA

  • Post author:

Você sabia que é possível desenvolver programas utilizando a linguagem VBA no Excel. Com esta linguagem é possível criar aplicações completas, que vão além das funções disponíveis no Excel. Programar…

Continuar lendo Excel VBA: Primeiros passos em programação VBA

Como calcular o Erro do Tipo 2 no Excel?

  • Post author:

O Erro do Tipo 2 ocorre quando um processo sofre deslocamento em seus parâmetros, porém os pontos coletados continuam caindo dentro dos limites de controle. Isso é considerado um erro,…

Continuar lendo Como calcular o Erro do Tipo 2 no Excel?

Árvores de Decisão: Exemplo completo

  • Post author:

As árvores de decisão são comumente usadas quando temos um conjunto de alternativas de decisão e queremos calcular os Valores Esperados (VE) de cada uma dessas alternativas. Assim, construímos uma…

Continuar lendo Árvores de Decisão: Exemplo completo

Usando o Excel para Calcular o Erro do Tipo 1

  • Post author:

Em um post anterior discutimos a Análise de Desempenho dos Gráficos de Controle e a teoria para calcular as probabilidades de Erro do Tipo 1 conforme a largura dos limites…

Continuar lendo Usando o Excel para Calcular o Erro do Tipo 1

Cartas de Controle: o que é o Erro do Tipo 1 ?

  • Post author:

Quando estudamos Gráficos de Controle, um dos temas mais avançados é a Análise do Desempenho dos gráficos. Essa análise consiste em calcular as probabilidades do Gráfico de Controle cometer um…

Continuar lendo Cartas de Controle: o que é o Erro do Tipo 1 ?